Relatório da Administração

Senhores cooperados,

Submetemos à apreciação de V.S.as as demonstrações contábeis do exercício de 2018 da Cooperativa de Crédito dos Fornecedores de Cana e Agropecuaristas da Região Oeste Paulista - SICOOB COOPCRED, na forma da legislação em vigor.


1. Política Operacional

Em 2018 o SICOOB COOPCRED completou 35 anos mantendo sua vocação de instituição voltada para fomentar o crédito para seu público alvo, os cooperados. A atuação junto aos seus cooperados se dá principalmente por meio da concessão de empréstimos e de captação de depósitos.


2. Avaliação de Resultados

No exercício de 2018 o SICOOB COOPCRED obteve um resultado de R$ 1.197.149 antes da apuração das destinações legais e estatutárias, representando um retorno anual de 4% sobre o patrimônio líquido.


3. Ativos

Os recursos depositados na centralização financeira, aplicações interfinanceiras e títulos e valores mobiliários somaram R$ 33.161.822. Por sua vez a carteira de crédito representava R$ 48.494.023.


A carteira de crédito encontrava-se assim distribuída:


Carteira comercial R$ 27.313.027 56%
Carteira comercial R$ 21.180.996 44%

Os vinte maiores devedores representavam na data-base de 31/12/2018 o percentual de 29% da carteira, no montante de R$ 13.907.272.


4. Captação

As captações, no total de R$ 43.612.052, apresentaram uma evolução em relação ao mesmo período do exercício anterior de 10%.


As captações foram assim distribuídas:


Depósitos à vista R$ 12.806.357 29%
Depósitos a prazo R$ 25.634.830 59%
Letras de crédito do agronegócio - LCA R$ 5.170.865 12%

Os vinte maiores depositantes representavam na data-base de 31/12/2018 o percentual de 35% da captação, no montante de R$ 15.254.150.


5. Patrimônio de Referência

O patrimônio de referência do SICOOB COOPCRED em 31/12/2018 era de R$ 26.260.816. O quadro de cooperados era composto por 3.301 cooperados, havendo um acréscimo de 15% em relação ao mesmo período do exercício anterior.


6. Política de Crédito

A concessão de crédito está pautada em prévia análise do propenso tomador, havendo limites de alçadas pré-estabelecidos a serem observados e cumpridos, cercando ainda a cooperativa de todas as consultas cadastrais e com análise do risco do associado e de suas operações por meio do “RATING” (ponderação da probabilidade de perda do tomador pela garantia fornecida), buscando assim garantir ao máximo a liquidez das operações.


O SICOOB COOPCRED adota a política de classificação de crédito de sua carteira de acordo com as diretrizes estabelecidas na Resolução CMN nº 2.682/99, havendo uma concentração de 87% nos níveis de “AA” a “C”.


7. Plano de Negócios

No exercício de 2018 o Banco Central do Brasil dispensou a elaboração de projeto para mudança nas condições de associação, para transformar a cooperativa em livre admissão. O pleito foi realizado no dia 7 de novembro de 2018, através de A.G.E. na qual estamos aguardando a homologação do Banco Central.


8. Governança Corporativa

Governança corporativa é o conjunto de mecanismos e controles internos que permitem aos cooperados definir e assegurar a execução dos objetivos da cooperativa, garantindo a sua continuidade, os princípios cooperativistas ou, simplesmente, a adoção de boas práticas de gestão.


Nesse sentido, a administração da cooperativa tem na assembleia geral, que é a reunião de todos os cooperados, o poder maior de decisão.


A gestão da cooperativa está alicerçada em papeis definidos, com clara separação de funções. Cabem ao conselho de administração as decisões estratégicas e à diretoria executiva, a gestão dos negócios da cooperativa no seu dia a dia.


Estes mecanismos de controle, além de necessários, são fundamentais para levar aos cooperados e à sociedade em geral a transparência da gestão e de todas as atividades desenvolvidas pela instituição.


Destacamos que, desde junho de 2018, o SICOOB COOPCRED aderiu a centralização junto ao Sicoob São Paulo dos serviços de controles internos e contabilidade. A centralização dos serviços junto à cooperativa central visa proporcionar a padronização de processos, redução de custos, ganho de escala, bem como, garantir a segregação de função entre as áreas contábil e financeira.


A cooperativa possui um agente de controles internos, supervisionado diretamente pelo SICOOB CENTRAL SÃO PAULO e auditoria cooperativa realizada pela CNAC - Confederação Nacional de Auditoria Cooperativa.


Os balanços da cooperativa são auditados por auditor externo, que emite relatórios, levados ao conhecimento dos conselhos e da diretoria. Todos esses processos são acompanhados e fiscalizados pelo Banco Central do Brasil, órgão ao qual cabe a competência de fiscalizar a cooperativa.


Estes mecanismos de controle, além de necessários, são fundamentais para levar aos cooperados e à sociedade em geral a transparência da gestão e de todas as atividades desenvolvidas pela instituição.


9. Conselho Fiscal

Eleito a cada 03 (três) anos na AGO de 2018, com mandato até a AGO de 2021, o conselho fiscal tem função complementar à (do conselho de administração ou da diretoria). Sua responsabilidade é verificar de forma sistemática os atos da administração da cooperativa, bem como validar seus balancetes mensais e seu balanço patrimonial anual.


10. Código de Ética

Todos os integrantes da equipe do SICOOB COOPCRED aderiram, em 25/11/2011, por meio de compromisso firmado, ao código de ética e de conduta profissional proposto pela Confederação Nacional das Cooperativas do SICOOB – SICOOB CONFEDERAÇÃO. A partir de então, todos os novos funcionários, ao ingressar na cooperativa, assumem o mesmo compromisso.


11. Sistema de Ouvidoria

A ouvidoria, constituída em 2007 representou um importante avanço a serviço dos cooperados, dispõe de diretor responsável pela área e de um ouvidor. Atende às manifestações recebidas por meio do sistema de ouvidoria do SICOOB, composto por sistema tecnológico específico, atendimento via DDG 0800 e sítio na internet integrado com o sistema informatizado de ouvidoria tendo a atribuição de assegurar o cumprimento das normas relacionadas aos direitos dos usuários de nossos produtos, além de atuar como canal de comunicação com os nossos cooperados e integrantes das comunidades onde estamos presentes.


No exercício de 2018, a ouvidoria do SICOOB COOPCRED registrou 6 manifestações de cooperados sobre a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela Cooperativa. Dentre elas, havia reclamações, pedidos de esclarecimento de dúvidas e solicitações de providências relacionadas principalmente a atendimento, conta corrente, cartão de crédito e operações de crédito.


Todas as reclamações, foram consideradas procedentes e resolvidas dentro dos prazos legais, de maneira satisfatória para as partes envolvidas, em perfeito acordo com o previsto na legislação vigente.


Agradecimentos

Agradecemos aos nossos cooperados pela preferência e confiança, bem como a todos os nossos empregados, pela dedicação e comprometimento.


Valparaiso, São Paulo, 14 de fevereiro de 2019.


Conselho de Administração e Diretoria Executiva